Município de Carrazeda de Ansiães inaugura exposição sobre a tragédia de Ribadelago.

Foi inaugurada no dia 24 de Fevereiro a exposição Ribadelago, A Morte de uma aldeia. Esta exposição pretende homenagear as vítimas de Ribadelago, aldeia da comarca da Sanabria que no dia 9 de Janeiro de 1959, desapareceu arrastada por uma tromba de água proveniente do rebentamento da barragem de Veja de Tera, construída 3 anos antes. Na tragédia, pereceram 144 dos seus 549 habitantes dos quais somente se recuperaram 28 cadáveres, 60% das casas foram arrasadas e morreram 1.500 animais.


A exposição oferece uma ampla reportagem fotográfica das gentes de Ribadelago, das casas arrasadas e das primeiras imagens registadas pelos jornalistas junto das equipas de resgate. Nela, os painéis vão descrevendo detalhadamente as primeiras 48 horas do trágico acontecimento, a sua repercussão na imprensa nacional e internacional, a construção deficiente da barragem, a famosa “Lenda do Lago” e a aldeia submersa, a primeira mulher carteira de Espanha, a construção da nova Ribadelago, bem como a descrição de testemunhas e sobreviventes.

Esta exposição, propriedade da Asociación Hijos de Ribadelago, está patente, até ao dia 11 de Março,  no Salão do Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães.

0 comentários :

Enviar um comentário

Cancel Reply