Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães comemora Dia Nacional dos Castelos com um colóquio sobre Património Militar

Integrado na actividade “Outubro, Mês da Cultura e do Património”, e na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Castelos, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães organiza no dia 9 de Outubro, pelas 10h00, um coloquio intitulado “Património Militar do Norte de Portugal, Ações de preservação e valorização em Monumentos Classificados”.
Este conjunto de comunicações, que contam com o apoio da direcção Regional de Cultura do Norte, pretende funcionar como um momento de síntese e de debate em torno das questões relacionadas com a preservação e valorização dos castelos do norte de Portugal e em especial da área do Nordeste Transmontano e Vale do Douro.
As comunicações a apresentar abrangem um leque variado de trabalhos desenvolvidos em fortificações, que na última década foram alvo de acções de escavações arqueológicas, reconstruções e valorizações para fruição pública.
Os temas abrangem as acções que foram desenvolvidas num esforço concertado de vários organismos, com especial destaque para a Direcção Regional de Cultura do Norte e as Câmaras Municipais.

Entre os vários monumentos que irão ser objecto do colóquio inclui-se o Castelo de Ansiães, monumento nacional desde 1910, que nos últimos 20 anos foi objecto de inúmeras campanhas de limpeza, escavação arqueológica e valorização, além de muitas outras acções efectuadas com o intuito de divulgar e promover este importante monumento.

0 comentários :

Enviar um comentário

Cancel Reply